quarta-feira, 11 de março de 2009

ValorMed - Sociedade responsável pela gestão dos resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso


Porquê a criação de um Sistema Integrado de Recolha de Embalagens e Medicamentos fora de uso?

A gestão adequada de resíduos é um desafio inadiável para as sociedades modernas.

Conscientes da especificidade do medicamento mesmo enquanto resíduos, a Indústria Farmacêutica, responsável pela gestão dos resíduos de embalagens que coloca no mercado, associou-se aos restantes intervenientes da "fileira do medicamento" - Distribuidores e Farmácias - e criaram a VALORMED Sociedade responsável pela gestão dos resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso.

Porquê um sistema autónomo para a recolha e o tratamento dos resíduos de medicamentos?

Porque a especificidade do medicamento aconselha a que exista um processo de recolha seguro, evitando-se, por razões de saúde pública, que os resíduos de medicamentos não estejam "acessíveis" como qualquer outro resíduo urbano.

A experiência da Indústria Farmacêutica em matéria de produção, embalagem e acondicionamento de medicamentos, associada à logística operacional garantida pelos
Distribuidores, é potenciada com a adesão de mais de 2.700 Farmácias, como locais de recolha de medicamentos e de aconselhamento ao público, o que tem vindo a ser feito com grande empenho por parte da classe farmacêutica.

Assim, a VALORMED foi licenciada pelos Ministérios do Ambiente e da Economia para a gestão do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens de Medicamentos – SIGREM.

Em 2008 foram recolhidas 703 toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso, representando um acréscimo de 10% relativamente ao ano anterior.

Embora o Sector do Medicamento represente menos de 0,5% dos Resíduos Sólidos Urbanos, o projecto VALORMED justifica-se em termos de saúde pública e ambiental.

Os cuidados especiais exigidos na manipulação dos medicamentos aconselham a que os respectivos resíduos tenham um sistema seguro de recolha, em contentores devidamente identificados e invioláveis.

O material recolhido é objecto de um processo de triagem, sendo reencaminhados para reciclagem todo o material de embalagem susceptível deste tipo de tratamento ambiental

Em 2007 o âmbito de intervenção da VALORMED foi alargado não só para os resíduos de embalagens de medicamentos e produtos equiparados recolhidos em farmácias comunitárias, mas também para resíduos de embalagens de medicamentos separados em farmácias hospitalares, resíduos de embalagens de venda provenientes das devoluções das farmácias e distribuidores, bem como resíduos de embalagens de medicamentos e produtos de uso veterinário.

Papel dos Cidadãos

Para que a nossa relação com os medicamentos tenha um final feliz, há que respeitar um conjunto de procedimentos em nome da Saúde, mas também do Ambiente.

Papel dos Cidadãos

Assim:

  • Utilize os medicamentos seguindo as instruções do seu médico e do seu farmacêutico;
  • Guarde os medicamentos em local seguro e apropriado, mantendo-os dentro das embalagens;
  • Verifique sempre o prazo de validade antes de tomar qualquer medicamento;
  • Lembre-se de que um medicamento adequado para uma pessoa pode não ser adequado para outra;
  • Não guarde medicamentos que já não são necessários; faça uma revisão periódica da sua farmácia doméstica;
  • Não deite medicamentos no lixo;
  • Entregue as embalagens vazias e os medicamentos fora de uso na sua farmácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário