terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Escola Electrão

A Escola Electrão é um projecto da Amb3E, com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, destinado às escolas do ensino básico (2º e 3º ciclos) e do ensino secundário que pretende sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida. Uma oportunidade para professores e alunos trabalharem esta temática nos seus planos curriculares, uma vez que estão disponíveis materiais didácticos e propostas para trabalhos na Área de Projecto.

Esta iniciativa inclui também uma acção de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) nas escolas que se destina a premiar as escolas que depositarem a maior quantidade destes equipamentos em fim de vida, avaliada em quilograma. Para tal, serão colocados Pontos Electrão nas escolas participantes, de acordo com um calendário a definir, para que a respectiva comunidade possa lá depositar os equipamentos.

EEE

Os Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE) são todos os equipamentos que dependem de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos para funcionar correctamente, bem como os equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes e campos. Quando estes equipamentos atingem o fim de vida passam a ser considerados resíduos (REEE), devendo ser colocados em locais apropriados de maneira a integrarem um circuito de tratamento ambientalmente correcto.

O destino dos REEE

O Sistema Integrado de Gestão de REEE da Amb3E funciona tendo como base um circuito, que começa com o encaminhamento dos REEE para a rede de tratamento e valorização da associação. Depois de depositados nos Pontos Electrão ou directamente nos Centros de Recepção, os equipamentos podem ter vários destinos:

  • Reutilizados para fins sociais (existem muitos equipamentos que podem ser recuperados e reutilizados por instituições de solidariedade social, como computadores, por exemplo);
  • Desmantelados e os seus componentes reutilizados na recuperação de outros equipamentos;
  • Destruídos e os seus materiais (plástico, metal, etc.) reciclados, protegendo recursos naturais, poupando energia e diminuindo a quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários.

O papel do consumidor:

Quantas vezes já não se deparou com equipamentos eléctricos e electrónicos avariados ou gastos pelo uso, aos quais não sabe o que fazer? Agora é fácil livrar-se deles de uma forma responsável, contribuindo para um ambiente melhor. Basta:

  • Entregá-lo na loja, na compra de um equipamento novo;
  • Depositá-lo num dos muitos Pontos Electrão, directamente nos Centros de Recepção instalados por todo o país ou solicitando os serviços da Câmara Municipal da sua área de residência.
O que se deposita?



segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cuide da roupa

Sabia que...

Uma tampa é suficiente para lavar a roupa de toda a família. Ao utilizar detergente e amaciador concentrado, as vantagens são múltiplas. São produtos com ingredientes mais activos e perfumes intensos e agradáveis. São económicos na lavagem da roupa, ao mesmo tempo que contribuem para um melhor ambiente:
  • na sua produção é utilizado menos 60% de água e menos 40% de plástico de embalagem;
  • no seu transporte reduzimos emissões de CO2, no combustível
  • na quantidade de cartão das caixas, pois no mesmo camião transportamos mais do dobro da embalagem normal
Use sempre a temperatura mais baixa recomendada

Muitos ainda acreditam que são necessárias temperaturas altas para que a roupa fique bem lavada, mas a verdade é que a grande maioria dos detergentes actuais funcionam igualmente bem a baixas temperaturas. Por isso, em casos normais, não é preciso usar temperaturas altas - irá apenas gastar mais energia e água do que o necessário.

Portanto, porque não adquirir o hábito de - dependendo daquilo que quer lavar - escolher escolher 40ºou mais baixo?
  • poderá poupar +/- 50% da energia
  • reduzir as suas contas de electricidade
  • e ainda conseguir o resultado de lavagem que pretende
Diminua o lixo das embalagens

Todos sabemos que as embalagens exigem recursos da natureza. Por isso, recomendamos que guarde e reutilize as embalagens e que compre embalagens económicas sempre que possível.
O conteúdo é exactamente igual e consegue reduzir a quantidade de cartão e plástico no contentor e no ambiente em geral. Lembre-se que as embalagens também podem ser recicladas através da separação do lixo.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Curiosidades da reciclagem

AMBIENTE

  • A incineração de 10 mil toneladas de resíduos pode criar apenas um emprego, enquanto a reciclagem da mesma quantidade pode proporcionar a ocupação de 40 pessoas.

  • Diariamente, cada um de nós é responsável pela produção de cerca de 1,3 kg de resíduos. No final de um ano são quase 500 kg. Desses resíduos, 9% são embalagens de plástico.


    VIDRO

  • A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.

  • Quando se inclui vidro de embalagens usadas na fusão das matérias-primas que entram no fabrico do vidro poupa-se combustível, pois há menos matéria para fundir.

  • Por cada tonelada de vidro usado incluída no fabrico de vidro poupam-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais.


    PAPEL/CARTÃO

  • Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 árvores.

  • A produção de papel reciclado permite poupar água necessária na produção de papel e diminuir o corte de árvores, contribuindo assim para uma floresta sustentável.

  • O papel higiénico e os lenços de papel contêm entre 60 a 70% de papel reciclado e os jornais podem usar até 100%.

  • A produção de papel reciclado consome 2 a 3 vezes menos energia que a produção de papel a partir da fibra vegetal.

    PLÁSTICO

  • 5 garrafas de plástico recicladas dão origem a poliéster suficiente para uma camisola de manga curta XL. Para um par de calças chegam 10 garrafas. Se forem 25, fornecem material para uma camisola.

  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extracção de uma tonelada de petróleo.

  • No caso do PET, a reciclagem utiliza (em média) apenas 30% da energia que seria necessária para a produção de matéria-prima virgem.

  • Devido ao peso reduzido, o uso de plástico em automóveis reduz o consumo de combustível em 4%.

  • A reciclagem de plásticos permite poupar petróleo e gás natural, as duas matérias-primas neles mais utilizadas.


    METAL

  • Uma lata de bebida pode ser infinitamente reciclada sem perda de qualidade.

  • O alumínio obtido a partir de embalagens usadas consome apenas 5% da energia necessária na produção de alumínio a partir de matérias-primas minerais.


    MADEIRA

  • A reciclagem de uma tonelada de resíduos de madeira evita o abate de 40 árvores.

Ecoteste

    Preocupas-te em preservar o meio ambiente?

    Confere como andam os teus hábitos de higiene ambiental.

    Responde com sinceridade:


Nunca Às vezes Sim
Atiras fora os recibos (papéis) de compra das lojas, cafés, supermercados, etc. em qualquer lugar? 3 2 1
Atiras fora para o chão os papéis de rebuçados, doces e pastilhas na rua sem mesmo te aperceberes? 3 2 1
Atiras pela janela do carro ou do autocarro papéis, embalagens, latas de refrigerante ou copos descartáveis? 3 2 1
Ao saíres da sala de aula, de um bar ou de um restaurante, o espaço à tua volta está mais sujo do que quando entraste? 3 2 1
Deixas ficar o lixo que cai, por estares com falta de tempo ou de coragem para o apanhar? 3 2 1
Atiras lixo para qualquer sítio? 3 2 1
Se encontras lixo no chão, tendes a recolhê-lo? 1 2 3
Ficas irritado quando vês lixo no chão? 1 2 3
Estás disposto/a a fazer parte de campanhas para aumentar a reciclagem do lixo? 1 2 3
Vives segundo o princípio: "Deixa o lugar mais limpo do que o encontraste"? 1 2 3


    Resultados

    Soma os pontos obtidos e confere abaixo:

    - 30 a 27 - Parabéns, podes receber o título de "Amigo da Natureza"!

    - 26 a 24 - Estás no caminho certo, preocupas-te com a higiene ambiental!

    - 23 a 20 - É preciso melhorares, senão...

    - 19 ou menos - És um sério candidato ao "Troféu Sujismundo"!

    Fonte: Fundação Oswaldo Aranha (adaptado)

Efeito de Estufa

Quando tudo corre normalmente, o efeito de estufa é um fenómeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta com as temperaturas certas, pois conservam apenas uma pequena parte da luz do Sol que chega à Terra.

A designação "efeito de estufa" foi originalmente utilizada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, mas o fenómeno foi previsto pela primeira vez em 1827, pelo matemático francês Joseph Fourier.

E como é que funciona?


Muito simples! Os gases que existem na nossa atmosfera protegem a Terra de forma a que a luz do Sol (e o seu calor) se mantenha no planeta.


É tal e qual como uma verdadeira estufa, mas a diferença é que na Terra o vidro são alguns gases que existem na atmosfera! Assim, o calor que nos chega através do Sol mantém-se junto à superfície e aquece o planeta.

No entanto, a mão do Homem, nomeadamente através da poluição, está a alterar o clima em todo o planeta.

Sabias que, desde que se deu a Revolução Industrial (século XIX), a quantidade de dióxido de carbono libertada na atmosfera aumentou 25%?

  • E o que é que isto tem a ver? - perguntas tu.
    Pois é, o problema de tudo isto é que, entre outros gases, o dióxido de carbono é um grande contribuinte para o aumento do efeito de estufa e, consequentemente, para o aquecimento global.


  • É que, se a temperatura natural do nosso planeta aumentar demasiado, o clima da Terra (que deu origem à vida) pode tornar-se uma coisa do passado.

  • O Programa das Nações Unidas para o Ambiente prevê que, perto do ano 2025, a temperatura média do planeta terá subido cerca de 1,5ºC.

  • Sabes o que isto significa?

  • Este aumento de temperatura provocará, consequentemente, uma subida do nível médio da água do mar em cerca de 20 cm pelo derretimento das calotes polares.
    E essa subida já se começa a notar. Como sabes, a maior parte da água existente no planeta encontra-se nos glaciares árcticos que, em 1976, tinham uma espessura média de 6 a 7 metros e em 1987 já tinham apenas 4 a 5 metros.



Se os glaciares continuarem a derreter, algumas zonas perto da água e de baixa altitude poderão ficar alagadas. Por outro lado, as alterações climáticas vão provocar problemas nas colheitas.

Gases responsáveis pelo efeito de estufa:


  • Dióxido de carbono (CO2) - responsável por cerca de 55% do efeito de estufa.
  • Clorofluorcarbonetos (CFC) - responsáveis não só por 24% do aquecimento global resultante do efeito de estufa, mas também pela destruição da camada de ozono (que protege da radiação perigosa dos raios solares).- Metano - produzido pela decomposição de matéria orgância, em algumas culturas, nas lixeiras e pelos excrementos do gado.
  • Ácido nítrico - formado por micróbios, pela decomposição de fertilizantes químicos e pela combustão da madeira e de combustíveis fósseis.
  • Ozono - originado pela poluição produzida no solo pelos veículos automóveis, fábricas e refinarias de petróleo.

Sabias que...

    Nestas informações tens notícias boas e más sobre o Ambiente. Lê e retira as tuas conclusões.

  • Cada cidadão da União Europeia produz anualmente mais de duas toneladas de dióxido de carbono (o gás mais poluente da atmosfera, que agrava, também, o Efeito de Estufa).
    Se achas que é muito, imagina que cada norte-americano produz mais de cinco toneladas!

  • As celuloses, os têxteis e os produtos químicos são as três indústrias mais poluentes em Portugal.

  • Até 1991, Setúbal, Castelo Branco, Aveiro, Viseu e Coimbra eram os distritos que produziam mais resíduos tóxicos por ano em Portugal.

  • O Canadá é um dos países mais afectados pelo fenómeno a que se dá o nome de "chuva ácida": mais de 14 mil rios e lagos estão mortos.

  • Extinguem-se cerca de cinco mil espécies de animais e plantas na Terra em cada ano que passa.

  • Uma pessoa sozinha produz durante a vida, em lixo, cerca de seiscentas vezes o seu peso na idade adulta.

  • Numa casa norte-americana utiliza-se, em média por ano, energia equivalente a cerca de cinco mil litros de petróleo.

  • Na Noruega, 99,5% da energia eléctrica provém de barragens e de outros aproveitamentos hídricos. No Japão, essa percentagem desce para os 12%.

  • Em Portugal, a maioria da energia consumida é obtida através do petróleo.

  • A temperatura nas cidades é, em média, 2ºC ou 3ºC mais alta do que no resto do país, devido ao consumo de energia.

  • Na Dinamarca, 98% da população dispõe de estações de tratamento de águas.

  • Apenas 3% da água existente na Terra é doce.

  • Os EUA gastam mais de 1700 mil milhões de litros de água por dia.

  • De três em três meses, os EUA deitam fora uma quantidade de alumínio que seria suficiente para reconstruir toda a sua frota de aviões comerciais.

Ambiente melhor

    Se queres apoiar alguma causa ambiental, repara nestas informações. Pensa no que TU podes fazer (e convidar os outros a fazer) para melhorar as coisas.

  • Calcula-se que um corte de 50% na produção de CFCs (1) reduziria 95% dos danos na camada de ozono.

  • Três litros de um produto solvente podem contaminar mais de 50 milhões de litros de água subterrânea.

  • Apesar das proibições e leis internacionais, a marinha mercante mundial lança diariamente no mar 450 mil recipientes de plástico.

  • Uma lata de alumínio pode ser refeita e reposta no mercado em apenas seis semanas.

  • Apenas uma parte de óleo por cada milhão de partes de água já é o suficiente para a água potável ter um cheiro e um sabor estranhos.

  • Calcula-se que, anualmente, se despejam nos oceanos quase 40 mil toneladas de chumbo.

  • Cerca de 8 mil milhões de quilos de lixo são deitados para o mar todos os anos.

  • O fabrico de fraldas descartáveis consome mais de mil milhões de árvores por ano.

  • Na Grã-Bretanha gastam-se mais de trezentos milhões de pacotes de lenços de papel por ano.

  • O Brasil perde, anualmente, 50 mil quilómetros quadrados de florestas.

  • Cerca de 40% do total das vendas de pilhas durante o ano é efectuado durante a época do Natal.

  • Os norte-americanos compram e deitam fora mais de 500 milhões de isqueiros não recarregáveis por ano.

(1)
CFCs (Clorofluocarbonetos) - são um dos gases responsáveis pela destruição da camada de ozono.

Água - algumas curiosidades

Sabias que...

  • Uma pessoa bebe em média cerca de 2600 litros de água em três anos.

  • Uma vez que no mundo existe apenas 0,06% de água potável e que em cada duche de 5 minutos diários numa família de quatro pessoas são gastos precisamente os mesmos litros, porque não reduzir o tempo que a tua família passa a tomar duche?

  • Sem nos apercebermos, produzir 1 quilograma de carne exige 100 vezes mais água doce que, por exemplo, 1 quilograma de trigo.

  • A contribuição de cada um de nós (pelo menos 1000 pessoas) poderá ser a de, pelo menos uma vez por mês, substituirmos uma refeição de carne por um prato vegetariano, poupando assim mais de 100 000 m3 de água doce.

  • Curiosamente, este número é o equivalente à quantidade de água que 5500 pessoas necessitam para tomar duche todos os dias, durante um ano.

  • Sempre que se utiliza a casa de banho, nomeadamente em cada descarga de autoclismo, a água potável que é usada desaparece em direcção ao esgoto em quantidades mais elevadas que o necessário: cerca de 10 a 15 litros.

  • Para evitar este desperdício pode-se colocar uma garrafa cheia de água ou de areia no depósito do autoclismo e a água poupada chegará aos 800 litros por mês.

  • O aquário central do Oceanário de Lisboa poderia ser enchido na totalidade caso 1000 pessoas adoptassem esta medida durante 9 meses.

10 coisas a fazer pelo Ambiente

1 - Mudar as lâmpadas
Substituir uma lâmpada normal por uma lâmpada fluorescente poupa 68 kg de carbono por ano. Se for uma lâmpada de baixo consumo, melhor.

2 - Andar menos de carro
Caminhar, andar de bicicleta, partilhar o carro ou usar os transportes públicos com mais frequência poupará 0,5 kg de dióxido de carbono por cada 1,5 km que não se andar de carro!

3 - Reciclar mais
Pode evitar-se a emissão de 1000 kg de dióxido de carbono por ano, reciclando apenas metade do desperdício (lixo) de cada casa.

4 - Verificar os pneus do automóvel
Manter os pneus do carro devidamente calibrados pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3%. Cada 4 litros de combustível poupados retiram 9 kg de dióxido de carbono da atmosfera!

5 - Usar menos água quente
Aquecer a água consome imensa energia. Usar menos água quente, instalando um chuveiro de baixa pressão, evita a emissão de 160 kg de CO2 (dióxido de carbono) por ano. Lavar a roupa em água fria ou morna evita a emissão de 230 kg por ano.

6 - Evitar produtos com demasiada embalagem
Pode evitar-se a emissão de 545 kg de dióxido de carbono se se reduzir o lixo em 10% (e reciclar o que se produz, claro).

7 - Ajustar o termóstato
Acertar o termóstato apenas dois graus para baixo no Inverno e dois graus para cima no Verão pode evitar a emissão de cerca de 900 kg de dióxido de carbono por ano.

8 - Plantar uma árvore
Uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante o tempo de vida médio de uma pessoa.

9 - Ser parte da solução
É importante saber mais e tornar-se activo!

10 - Espalhar a mensagem
No final, é bom pensar nisto:
  • Antes de imprimir este documento, vale a pena pensar se é mesmo necessário.
  • Para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 10 a 20 árvores, 10 000 litros de água e 5 MWh de energia.
  • Em média, por ano, uma família gasta em papel o equivalente ao abate de seis árvores.

Biomassa

A Biomassa, a mais antiga forma de energia renovável é utilizada há milhares de anos. Porém, a sua utilização decresceu face ao aumento do uso de combustíveis fósseis.

A Biomassa constitui a fracção biodegradável de produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), da floresta e das indústrias conexas, bem como a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

Actualmente, cerca de 13% do abastecimento mundial de energia primária é garantido pela biomassa, apesar de se verificarem assimetrias na sua taxa de utilização:
- países desenvolvidos cerca de 3% das suas necessidades energéticas
- continente africano a taxa varia entre os 70-90%.

Note Bem!

A crescente importância dos efeitos ambientais, tais como as alterações climáticas, levou o Homem a redescobrir as vantagens da biomassa.

Sabia que...


...os combustíveis fósseis, tais como o gás, o petróleo e o carvão, em contraste com a biomassa (recursos provenientes de uma gestão sustentável), libertam CO2 para a atmosfera e não possuem capacidade de armazenamento ou sequestro de carbono.

...se espera que a utilização de biomassa para a produção de energia eléctrica triplique até 2030.

...se estima que o recurso biomassa, passível de ser utilizado, seja cerca de 100 vezes maior que as necessidades energéticas mundiais!

...a biomassa pertence a um grupo de fontes de energia alternativas, as quais, se aplicadas em conjunto, garantem a sustentabilidade do sector energético.


OPTE PELA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA PRODUZIDA COM FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS!