terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Escola Electrão

A Escola Electrão é um projecto da Amb3E, com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, destinado às escolas do ensino básico (2º e 3º ciclos) e do ensino secundário que pretende sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida. Uma oportunidade para professores e alunos trabalharem esta temática nos seus planos curriculares, uma vez que estão disponíveis materiais didácticos e propostas para trabalhos na Área de Projecto.

Esta iniciativa inclui também uma acção de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) nas escolas que se destina a premiar as escolas que depositarem a maior quantidade destes equipamentos em fim de vida, avaliada em quilograma. Para tal, serão colocados Pontos Electrão nas escolas participantes, de acordo com um calendário a definir, para que a respectiva comunidade possa lá depositar os equipamentos.

EEE

Os Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE) são todos os equipamentos que dependem de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos para funcionar correctamente, bem como os equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes e campos. Quando estes equipamentos atingem o fim de vida passam a ser considerados resíduos (REEE), devendo ser colocados em locais apropriados de maneira a integrarem um circuito de tratamento ambientalmente correcto.

O destino dos REEE

O Sistema Integrado de Gestão de REEE da Amb3E funciona tendo como base um circuito, que começa com o encaminhamento dos REEE para a rede de tratamento e valorização da associação. Depois de depositados nos Pontos Electrão ou directamente nos Centros de Recepção, os equipamentos podem ter vários destinos:

  • Reutilizados para fins sociais (existem muitos equipamentos que podem ser recuperados e reutilizados por instituições de solidariedade social, como computadores, por exemplo);
  • Desmantelados e os seus componentes reutilizados na recuperação de outros equipamentos;
  • Destruídos e os seus materiais (plástico, metal, etc.) reciclados, protegendo recursos naturais, poupando energia e diminuindo a quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários.

O papel do consumidor:

Quantas vezes já não se deparou com equipamentos eléctricos e electrónicos avariados ou gastos pelo uso, aos quais não sabe o que fazer? Agora é fácil livrar-se deles de uma forma responsável, contribuindo para um ambiente melhor. Basta:

  • Entregá-lo na loja, na compra de um equipamento novo;
  • Depositá-lo num dos muitos Pontos Electrão, directamente nos Centros de Recepção instalados por todo o país ou solicitando os serviços da Câmara Municipal da sua área de residência.
O que se deposita?



Sem comentários:

Enviar um comentário