sábado, 24 de janeiro de 2009

Biomassa

A Biomassa, a mais antiga forma de energia renovável é utilizada há milhares de anos. Porém, a sua utilização decresceu face ao aumento do uso de combustíveis fósseis.

A Biomassa constitui a fracção biodegradável de produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), da floresta e das indústrias conexas, bem como a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

Actualmente, cerca de 13% do abastecimento mundial de energia primária é garantido pela biomassa, apesar de se verificarem assimetrias na sua taxa de utilização:
- países desenvolvidos cerca de 3% das suas necessidades energéticas
- continente africano a taxa varia entre os 70-90%.

Note Bem!

A crescente importância dos efeitos ambientais, tais como as alterações climáticas, levou o Homem a redescobrir as vantagens da biomassa.

Sabia que...


...os combustíveis fósseis, tais como o gás, o petróleo e o carvão, em contraste com a biomassa (recursos provenientes de uma gestão sustentável), libertam CO2 para a atmosfera e não possuem capacidade de armazenamento ou sequestro de carbono.

...se espera que a utilização de biomassa para a produção de energia eléctrica triplique até 2030.

...se estima que o recurso biomassa, passível de ser utilizado, seja cerca de 100 vezes maior que as necessidades energéticas mundiais!

...a biomassa pertence a um grupo de fontes de energia alternativas, as quais, se aplicadas em conjunto, garantem a sustentabilidade do sector energético.


OPTE PELA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA PRODUZIDA COM FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS!


Sem comentários:

Enviar um comentário